Foto: Renan de Aguiar/Divulgação
Cassão (ao centro) concilia os estudos com a criação de conteúdo

O estudante de Jornalismo da Universidade Franciscana (UFN) e influenciador digital Guilherme Cassão, 23 anos, conquistou nesta quinta-feira (24) o título da Brazuca League, torneio de futebol 7 organizado em Porto Alegre e idealizado pelo ex-jogador Rafael Sóbis. Natural de Bagé e morador de Santa Maria desde 2022, Cassão foi embaixador da equipe campeã do torneio, os Bruxos, ao lado do também influenciador Lucca Maciel.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Com mais de 860 mil seguidores no TikTok e mais de 32 milhões de curtidas em seus vídeos sobre mercado da bola e curiosidades do futebol, Cassão conciliou os estudos e a produção de conteúdo com a experiência de estar a frente de uma equipe de futebol 7. O gremista, figura carimbada entre os convidados do programa Papo D Esporte, da Rádio CDN, descreveu a conquista como marcante:
– A felicidade foi imensa. A gente começou meio desacreditado. Mas fomos construindo durante a competição. No final, foi ao natural – afirmou.
A competição

Inspirada na Kings League, a Brazuca League reuniu oito equipes no CT Soledade, em Porto Alegre, misturando futebol 7 com dinâmicas interativas que interferiam diretamente no andamento das partidas. Foram três dias de jogos, com semifinais e final disputadas na noite de quinta-feira.
Na primeira semifinal, o Bruxos venceu os Escudeiros, time dos ex-jogadores Diguinho e Marcelo Moreno, no shootout. Na outra chave, os Lendários, comandados pelo ex-BBB Matteus Amaral, eliminaram os Lobos, que tinham como embaixadores Bolívar, Sandro Sotilli e Choco.
Na decisão, os Bruxos venceram os Lendários por 5 a 1, com direito a um gol que valeu por dois nos minutos finais, garantindo o troféu da primeira edição do torneio.
O convite inesperado

Cassão contou que, antes de ser chamado por Sóbis para estar a frente como embaixador da equipe, havia se preparado para tentar uma vaga como goleiro, por meio da peneira organizada pela competição:
– Eu nem esperava o convite. Eu queria jogar. Tenho até hoje o vídeo pronto, que eu fiz para mandar para a peneira. Só não mandei porque o Sóbis me ligou antes. Aí não tinha como recusar o convite – relatou.
Com a boa repercussão da primeira edição, a Brazuca League deve ter sequência em 2026, com a possibilidade de levar o formato para outras regiões do país.
– E de resto, muito massa. Uma estrutura top, um projeto que começou agora e já estão pensando em edições em Minas Gerais e São Paulo. Foi uma mobilização bem bacana – destacou Cassão.